Teoria dos servidores públicos

Theory of public servants

Autores/as

  • Oswaldo Aranha Bandeira de Mello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)

Palabras clave:

servidor público, poder público, organismo estatal, agentes públicos, serviços públicos

Resumen

A teoria do servidor público deve compreender a sistematização completa dos que prestam as suas atividades ao poder público, a fim de realizar os seus altos objetivos. Daí a preocupação de colocá-los dentro de um esquema que pareça atender exatamente a isso. Envolve o problema de classificação do servidor público, nos seus diferentes matizes, o estudo da natureza jurídica que o prende, segundo o respectivo enquadramento ao Estado. Isso sugere o exame de três questões: a relativa ao organismo estatal; a pertinente aos agentes públicos que são os servidores de maior relevo; a referente aos particulares que acaso exercem funções ou serviços públicos, de modo independente, sem se integrar no organismo estatal.

Biografía del autor/a

Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, Brasil)

Professor catedrático da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Citas

MELLO, Oswaldo Aranha Bandeira de. Teoria dos servidores públicos. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI, São Paulo, v.6, n.21, abr./jun. 2022.

Publicado

2022-05-03

Cómo citar

MELLO, Oswaldo Aranha Bandeira de. Teoria dos servidores públicos: Theory of public servants. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 6, n. 21, p. 357–376, 2022. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/rdai2022oabm. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Memoria del derecho administrativo | Memória do Direito Administrativo