Auto-organização do município

Self-organization of the municipality

Autores

  • Dalmo de Abreu Dallari Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)

Palavras-chave:

Memória do Direito Administrativo

Resumo

A posição do município tem sido considerada assunto de grande importância no estudo do sistema constitucional brasileiro. Se já era importante antes da federação, ganhou em importância e em complexidade a partir da adoção do sistema federativo. Pode-se mesmo dizer que a posição do município é uma das marcas principais do nosso sistema federativo. Para compreender o aparecimento do município, no Brasil, em posição excepcional e, em seguida, a evolução da situação municipal, cumpre relembrar, ainda que ligeiramente, alguma coisa no tocante aos precedentes do município, isto é, à situação dele mesmo antes da federação. E por aí se percebe que o município não apareceu por acaso no sistema federativo brasileiro com situação peculiar. Se tomarmos como ponto de partida o começo da vida brasileira, portanto, o período do Brasil-Colônia, aí vamos encontrar o município numa posição excepcional. Pode-se dizer mesmo que o município brasileiro primitivo era quase independente. Por circunstâncias de ordem prática, o município gozava de excepcional autonomia. Entregue à própria sorte, tendo que resolver os seus problemas, muitas vezes tendo que tomar a iniciativa da defesa do território brasileiro contra invasores estrangeiros, o município, embora formalmente fosse dependente do poder real, na prática tinha condições e até necessidade de resolver os seus problemas e, mesmo em boa parte, de criar a sua própria ordenação jurídica.

Biografia do Autor

Dalmo de Abreu Dallari, Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)

Professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Referências

Como citar este artigo | How to cite this article: DALLARI, Dalmo de Abreu. Auto-organização do município. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura | RDAI, São Paulo, ano 7, n. 25, p. xx-xx, abr./jun. 2023. DOI: [https://doi.org/10.48143/rdai.25].

Artigo originalmente publicado na Revista de Direito Público, São Paulo, ano VII, v. 37-38, p. 297-305, jan.-jun. 1976. A transcrição deste artigo foi realizada por Mauro Roberto Cruzeiro e Bruno Vieira da Rocha Barbirato.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

DALLARI, Dalmo de Abreu. Auto-organização do município: Self-organization of the municipality. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura | RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 7, n. 25, p. 353–365, 2023. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/609. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Memória do Direito Administrativo | Retrospective of Administrative Law