Os desafios do modelo de transporte ferroviário a partir da edição do novo marco legal – Lei nº 14.273/2021

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48143/RDAI.27.heinen

Palabras clave:

Lei das Ferrovias – Transporte ferroviário – Prestação de serviço – Lei 14.273/2021

Resumen

A recente Lei 14.279/2021, chamada de “Lei das Ferrovias”, provoca uma alteração no panorama normativo do setor. Estabelece uma série de novidades que reclamarão a pertinente regulamentação e rearranja essa prestação de serviço, o que o faz em dois principais eixos: serviços autorizados e serviços concedidos, tutelados, respectivamente, por um regime jurídico predominantemente de direito privado e outro de direito público. Insere competências diversas a sujeitos de direito diferentes, compreendendo regulamentação diversificada – o que se mostra bastante desafiador. Eis a relevância e a atualidade do tema escolhido: contribuir para as perspectivas regulatórias que deverão ser editadas a partir de agora, ou seja, com a edição do marco legislativo mencionado. Então, pretende-se indicar quais seriam os principais desafios à regulação futura, mencionando as principais complexidades do sistema jurídico posto. Para tanto, aplica-se o método comparativo com os modelos da ciência da regulação postos e com outros setores regulados para se perceber, em um primeiro momento, qual é a realidade normativa posta. Por conseguinte, a partir dos marcos teórico-dogmáticos oriundos do modelo francês e norte-americano, passa-se a projetar a análise jurídica feita para com os desafios futuros. Os resultados indicam que a regulação da Lei 14.273/2021 deverá conseguir diminuir os custos de transação e a minimização das barreiras de entrada aos investimentos para esse setor, caso se pense a regulação a partir de perspectivas distintas, notadamente em relação às autorizações reguladas. Será desafiador dar contorno aos atos normativos da autorregulação permitida (que não poderiam avançar sobre a regulação das agências). A regulação deverá pensar como atrair investimentos aos trechos com baixa demanda e fomentar esse network com os trechos adensados.

Biografía del autor/a

Juliano Heinen , Escola Superior do Ministério Público – FESMP/RS

Doutor em Direito com estágio de Pós-Doutorado em Direito da Regulação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Consultor na área do direito regulatório. Procurador do Estado do Rio Grande do Sul. Professor da Escola Superior do Ministério Público – FESMP/RS.

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Publicado

2023-12-01

Cómo citar

HEINEN , Juliano. Os desafios do modelo de transporte ferroviário a partir da edição do novo marco legal – Lei nº 14.273/2021. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 7, n. 27, p. 25–48, 2023. DOI: 10.48143/RDAI.27.heinen. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/662. Acesso em: 22 ene. 2025.

Número

Sección

Actividad de infraestructura | Atividade de Infraestrututra