Apontamentos sobre a desapropriação no direito brasileiro
Notes on disappropriation in Brazilian law
Palabras clave:
desapropriação, Direito Brasileiro, Direito AdministrativoResumen
Do ponto-de-vista teórico, pode-se dizer que desapropriação é o procedimento administrativo através do qual o Poder Público compulsoriamente despoja alguém de uma propriedade e a adquire para si, mediante indenização, fundada em um interesse público. À luz do direito positivo brasileiro, desapropriação se define como o procedimento através do qual o Poder Público, compulsoriamente, por ato unilateral, despoja alguém de um bem certo, fundado em necessidade pública, utilidade pública, ou interesse social, adquirindo-o originariamente mediante indenização prévia e justa, pagável em dinheiro ou, se o sujeito passivo concordar, em títulos da dívida pública com cláusula de exata correção monetária, ressalvado à União o direito de saldá-la por este meio nos casos de certas datas rurais, quando objetivar a realização da justiça social através da reforma agrária. Tal conceito decalca-se no art. 153, § 22, conjugado com o art. 161, e parágrafos, da Carta Constitucional brasileira.
Citas
MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Apontamentos sobre a desapropriação no Direito Brasileiro. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura, São Paulo, v. 5, n. 19, p. 439-460, out./dez. 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este periódico é licenciado por (CC BY-NC-ND)
El envío y publicación de artículos son gratuitos; revisado por pares; la revista usa CrossCheck (anti-plagio); y cumple con la Guía del Editor de COPE; Comité de Ética en Publicaciones, además de las recomendaciones de Elsevier y SciELO. Consulta las Normas para la presentación y evaluación de la RDA.