Da natureza contratual da autorização ferroviária prevista na Lei 14.273/2021 e seus impactos na transferência de titularidade mediante desapropriações e servidões administrativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai.30.justinodeoliveira

Palabras clave:

Autorização administrativa – Infraestrutura – Setor ferroviário – Desapropriação – Servidão administrativa

Resumen

O tema central do presente artigo é a utilização da autorização como contrato legítimo para transferência de titularidade em desapropriações e servidões administrativas no setor ferroviário. A doutrina tradicional tende a encarar o instituto da autorização como ato unilateral, discricionário e precário, praticado no exercício do poder de polícia, despido de natureza contratual para delegação de serviços públicos, como têm a concessão e a permissão. No entanto, a noção mais atual encara o mencionado instituto como legítimo contrato de adesão, inclusive já utilizado em diversos setores de infraestrutura, como telecomunicações e portuário, com base no art. 21, incisos XI e XII, da Constituição Federal. Para este estudo, será analisado o sistema ferroviário brasileiro a partir da conjugação de tradicionais instrumentos de intervenção e supressão da propriedade privada, como a servidão e a desapropriação, em razão da recente publicação do Novo Marco Legal das Ferrovias, instituído pela Lei 14.273/2021. A pesquisa metodológica concentra-se, principalmente, na revisão bibliográfica e na interpretação de normas jurídicas, da jurisprudência e de entendimentos doutrinários, além da análise de editais, contratos e documentos congêneres encontrados nos sítios eletrônicos de órgãos e entidades estatais.

Biografía del autor/a

Gustavo Justino de Oliveira, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP)

Pós-Doutor em Arbitragem Internacional pelo Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht (Hamburgo-Alemanha). Professor Doutor de Direito Administrativo na Faculdade de Direito da USP (Graduação, Mestrado e Doutorado), no IDP (Brasília-DF) e na EDB (São Paulo/SP). Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP, 2005). Ex-Procurador do Estado do Paraná (1992-2007). Advogado e Consultor Jurídico em São Paulo.

Matheus Teixeira Moreira, Fundação Getulio Vargas (FGV)

Advogado especialista em Direito Público. Pós-graduando em Direito e ESG pela Fundação Getulio Vargas.

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Publicado

2024-09-30

Cómo citar

JUSTINO DE OLIVEIRA, Gustavo; TEIXEIRA MOREIRA, Matheus. Da natureza contratual da autorização ferroviária prevista na Lei 14.273/2021 e seus impactos na transferência de titularidade mediante desapropriações e servidões administrativas. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 8, n. 30, p. 25–46, 2024. DOI: 10.48143/rdai.30.justinodeoliveira. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/715. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Ley de Infraestructura | Infraestructure Law