O “Terceiro Setor” como uma nova modalidade de intervenção social: o retiro do direito de cidadania e o dever do Estado
The “Third Sector” as a new modality of social intervention: the withdrawal of the right of citizenship and the State duty
DOI :
https://doi.org/10.48143/RDAI.16.cmMots-clés :
Terceiro Setor, Questão Social, Política Social, Reforma do Estado, Direitos SociaisRésumé
O presente artigo trata do chamado “Terceiro Setor”, não como uma alternativa oposta ao Estado e ao mercado, mas como um projeto ideológico de alteração dos fundamentos constitucionais da intervenção na “questão social”, de uma ação estatal, por via de políticas sociais, fundada no direito de cidadania e dever do Estado, como reza a Constituição de 1988, para uma ação voluntária e “solidária”, na sociedade civil (transmutada num abstrato e ideológico “terceiro setor”) ou no mercado, conforme a programática neoliberal. Assim, avaliamos o que está por trás do chamado “terceiro setor”, e a funcionalidade deste com as contra-reformas neoliberais do Estado.
Références
ANTUNES, Ricardo (1999). Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, Boitempo.
Bresser Pereira, Luiz Carlos (1998). Reforma do Estado para a Cidadania. A reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. São Paulo, Editora 34.
Guerra, Yolanda (2000). “Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social”; in Serviço Social & Sociedade, nº 62. São Paulo, Cortez.
Harvey, David (1993). A condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Parte II. São Paulo, Loyola.
Landim, Leilah (1999). “Notas em torno do terceiro setor e outras expressões estratégicas”; in Revista O Social em Questão, nº 4. “Enfrentamentos da questão social”. Rio de Janeiro, Departamento de Serviço Social, PUC-Rio.
Laurell, Ana Cristina (org.) (1995). Estado e Políticas Sociais no Neoliberalismo. São Paulo, Cortez/CEDEC.
Lessa, Sérgio (1997). A ontologia de Lukács. Alagoas, Edufal.
MONTAÑO, Carlos (1999). “Das ‘lógicas do Estado’ às ‘lógicas da sociedade civil’. Estado e ‘terceiro setor’ em questão”; in Serviço Social & Sociedade, nº 59. São Paulo; Cortez.
MONTAÑO, Carlos (2001). “Terceiro Setor” e “Questão Social” na Reestruturação do Capital. O Canto da Sereia. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, PPG-ESS, UFRJ.
MONTAÑO, Carlos (2014). “Apresentação. A constituição da Ideologia e dos Projetos do ‘Terceiro Setor’”; in MONTAÑO, C. (org.). O canto da Sereia. Crítica à ideologia e aos projetos do “Terceiro Setor”. São Paulo, Cortez.
Mota, Ana Elizabete (1995). Cultura da crise e Seguridade Social. Um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. São Paulo, Cortez.
__________. “Sobre a crise da seguridade social no Brasil”; in ADUFRJ. AS duas faces da contra-reforma de FHC. Rio de Janeiro, Cadernos ADUFRJ, nº 4, agosto de 2000.
Netto, José Paulo (1992). Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo, Cortez.
Petras, James (1999). Neoliberalismo: América Latina, Estados Unidos e Europa. Blumenau, FURB (Col. Sociedade e Ambiente, nº 3).
Yazbek, Ma. Carmelita (1995). “A política social brasileira dos anos 90: a refilantropização da questão social”; in Cadernos Abong, nº 3. São Paulo, ABONG.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
(CC BY-NC-ND)
Este é um resumo (e não um substituto) da licença
Regras para publicação
Direitrizes Editoriais
Direitos e Deveres
Errata e Retratação
Preservação e Plagiarismo
Revisão e Avaliação