Natureza jurídica das Bolsas de Valores

Autores

  • Celso Antônio Bandeira De Mello Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Sao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai.33.demello%20

Palavras-chave:

Natureza jurídica das Bolsas de Valores

Resumo

  1. Certas atividades categorizam-se como públicas por seu grande realce para o atendimento ou defesa de interesses coletivos e por demandarem (quando menos como ultima ratio) a utilização de prerrogativas de autoridades manejáveis em nome do poder da Sociedade Política. Dizer-se que dada atividade é pública equivale a afirmar que se disciplina pelo regime de Direito Público. Este se caracteriza, fundamentalmente, pela atribuição de poderes expressivos de uma posição jurídica sobranceira, de autoridade, e de restrições especiais, instituídas umas e outras em prol daquela mesma atividade qualificada como pública e para que esteja resguardada não só contra terceiros mas também contra quem a desempenha.

Em suma, o que importa para qualificar um regime como público e como pública a atividade prestada é — como d’outra feita averbamos ao propósito da noção de serviço público — que existam “prerrogativas de soberania e restrições especiais instituídas pelo Estado em favor de interesses que houver definidos como próprios no sistema normativo” (Prestação de Serviços Públicos e Administração Indireta, Ed. RT, 2ª ed., 2ª tiragem, 1983, p. 20).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Antônio Bandeira De Mello, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Sao Paulo

Professor Emérito da Faculdade de Direito da Pontifícia

Universidade Católica de São Paulo

Referências

x

Downloads

Publicado

2025-04-01

Como Citar

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Natureza jurídica das Bolsas de Valores. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura | RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 9, n. 33, p. 361–370, 2025. DOI: 10.48143/rdai.33.demello . Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/806. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Memória do Direito Administrativo | Retrospective of Administrative Law