Legal nature of Stock Exchanges
DOI:
https://doi.org/10.48143/rdai.33.demello%20Keywords:
Natureza jurídica das Bolsas de ValoresAbstract
- Certas atividades categorizam-se como públicas por seu grande realce para o atendimento ou defesa de interesses coletivos e por demandarem (quando menos como ultima ratio) a utilização de prerrogativas de autoridades manejáveis em nome do poder da Sociedade Política. Dizer-se que dada atividade é pública equivale a afirmar que se disciplina pelo regime de Direito Público. Este se caracteriza, fundamentalmente, pela atribuição de poderes expressivos de uma posição jurídica sobranceira, de autoridade, e de restrições especiais, instituídas umas e outras em prol daquela mesma atividade qualificada como pública e para que esteja resguardada não só contra terceiros mas também contra quem a desempenha.
Em suma, o que importa para qualificar um regime como público e como pública a atividade prestada é — como d’outra feita averbamos ao propósito da noção de serviço público — que existam “prerrogativas de soberania e restrições especiais instituídas pelo Estado em favor de interesses que houver definidos como próprios no sistema normativo” (Prestação de Serviços Públicos e Administração Indireta, Ed. RT, 2ª ed., 2ª tiragem, 1983, p. 20).
Downloads
References
x
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Journal of Public Law and Infrastructure | RDAI

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This journal is licensed by (CC BY-NC-ND)
Submission and publication of articles are free; peer-reviewed; the journal uses CrossCheck (anti-plagiarism); and complies with the COPE Editors' Guide; Committee on Publication Ethics, in addition to the Elsevier and SciELO recommendations.
Check the Rules for the submission and evaluation of the RDAI.


