Análise econômica do direito e a inteligência artificial: Uma nova perspectiva para a educação do futuro no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai.34.trento

Palavras-chave:

Análise Econômica do Direito, Políticas Públicas, Educação, Inteligência Artificial, Desenvolvimento

Resumo

O artigo objetiva relacionar os elementos teóricos da Economia ao Direito para explicitar a conexão da aplicação da Inteligência Artificial nos serviços educacionais no Brasil. Assim, constrói-se uma pauta investigativa sobre os aspectos e efeitos que a Inteligência Artificial produz no processo pedagógico individualizado por meio da metodologia dedutiva-descritiva, orientada pela questão: como a Análise Econômica do Direito (AED) pode nortear a aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas escolas brasileiras para a concretização do direito à educação efetivo, personalizado e promissor? Conclui-se que a implementação da tecnologia é um imperativo decorrente dos princípios da eficiência e da atualidade, e que os ganhos com a incorporação da IA nas escolas são de extrema relevância.

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Biografia do Autor

Melissa Trento, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), Curitiba, Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil). MBA em Compliance e Gestão de Riscos: ênfase em Inovação e Governança (Polis Civitas) e Especialização em Direito Administrativo e graduação na Unicuritiba. Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.  melissatrento@gmail.com | https://orcid.org/0000-0003-0055-1673

Luiz Alberto Blanchet , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), Curitiba, Paraná

Professor Titular de Direito Administrativo da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil). Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em Direito Privado pela UFPR, Membro do Instituto dos Advogados do Paraná, do Instituto Brasileiro de Direito da Energia, Catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Fundador da Red Docente Eurolatinoamericana de Derecho Administrativo – REDOEDA luiz.alberto@pucpr.br | https://orcid.org/0000-0003-1163-0342

Oksandro Osdival Gonçalves , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), Curitiba, Paraná

Professor Titular da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e estágio de Pós-doutorado na pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR. href="mailto:oksandro.goncalves@pucpr.br">oksandro.goncalves@pucpr.br | https://orcid.org/0000-0002-6873-5156

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

TRENTO, Melissa; BLANCHET , Luiz Alberto; GONÇALVES , Oksandro Osdival. Análise econômica do direito e a inteligência artificial: Uma nova perspectiva para a educação do futuro no Brasil. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura | RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 9, n. 34, p. 187–208, 2025. DOI: 10.48143/rdai.34.trento. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/780. Acesso em: 11 dez. 2025.

Edição

Seção

Serviços Públicos | Public Services