Quais os limites para o uso de concursos públicos como instrumento de ações afirmativas?

What are the limits for the use of competitive civil-service examinations as a device for affirmative actions?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai/02.rmm

Resumo

Pretende-se, neste estudo, fixar quais os limites à utilização dos concursos públicos como ação afirmativa. A proposta pressupõe o exame da admissibilidade dessa utilização. O concurso não se presta apenas à escolha do melhor candidato. Pode ser utilizado para fomentar, mediante reserva de vagas, o acesso aos integrantes de uma minoria a cargos e a empregos públicos, com o intuito de reduzir a desigualdade entre ela e os demais. Há limites jurídicos a essa utilização: a desequiparação entre os concursandos, inerente à reserva, deve ser compatível com a Constituição; a reserva não pode dispensar o cumprimento das exigências impostas ao exercício funcional; a reserva deve ser proporcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Marcondes Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, São Paulo, Brasil)

Doutor em Direito Administrativo pela PUC/SP. Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da PUC/SP. ricmarconde@uol.com.br

 

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

MARTINS, Ricardo Marcondes. Quais os limites para o uso de concursos públicos como instrumento de ações afirmativas? What are the limits for the use of competitive civil-service examinations as a device for affirmative actions?. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura | RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 1, n. 2, p. 335–367, 2017. DOI: 10.48143/rdai/02.rmm. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/125. Acesso em: 22 fev. 2025.

Edição

Seção

RDAI responde | RDAI answers