Princípios do estatuto do agente público
Principles of the public agent statute
Palavras-chave:
agentes públicos, serviços públicos, trabalhadores públicosResumo
Consoante exposição feita anteriormente concluímos que o Estado pode realizar as suas atividades não só por intermédio de agentes públicos, como por meio de particulares participantes de funções ou de serviços públicos. Os agentes públicos, ligados ao Estado por relação política ou de emprego são, respectivamente, os governantes e os honoríficos, ou os funcionários e os trabalhadores públicos. Ainda se incluem os extra-quadros, chamados, ante as necessidades repentinas da administração, a executar, enquanto se não criam os cargos, por prazo transitório, as atividades que devem ser desempenhadas por agentes empregados. Os particulares participantes de funções ou de serviços públicos compreendem, de um lado, os prestacionistas, requisitados ou voluntários, como contratados ou gestores de negócios e, de outro, os delegados de ofícios ou empresas públicas, isto é, os profissionalistas, unilateralmente, providos nas funções, ou os concessionários que acordaram o desempenho de serviços. Além disso, os agentes públicos e, principalmente, os particulares, participantes de funções ou de serviços públicos, se socorrem do trabalho de auxiliares, para ajudá-los no desempenho de seus cometimentos.
Referências
MELLO, Oswaldo Aranha Bandeira de. Princípios do estatuto do agente público. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI, São Paulo, v.6, n.21, abr./jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
(CC BY-NC-ND)
Este é um resumo (e não um substituto) da licença
Regras para publicação
Direitrizes Editoriais
Direitos e Deveres
Errata e Retratação
Preservação e Plagiarismo
Revisão e Avaliação