Parecer – Itaipu – Natureza jurídica e prazo de prescrição para pretensões contra si propostas

Legal opinion – Itaipu – Legal nature and statute of limitations for claims against it

Autores/as

  • Leonardo Carneiro da Cunha Universidade Federal de Pernambuco (Recife Pernambuco, Brasil)

Palabras clave:

Natureza Jurídica, Itaipu, Prazo prescricional, Fazenda Pública

Resumen

O presente texto, que é adaptação de um parecer, trata da definição da natureza jurídica da Usina Hidrelétrica de Itaipu a partir da natureza dos serviços prestados, regime jurídico a qual ela se vincula e sua relação com o mercado econômico, para examinar seus reflexos na fixação do prazo prescricional para as pretensões contra ela exercidas, sobretudo a respeito da possibilidade de aplicar o prazo quinquenal previsto para as ações movidas contra a Fazenda Pública. Analisa-se, igualmente, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Biografía del autor/a

Leonardo Carneiro da Cunha, Universidade Federal de Pernambuco (Recife Pernambuco, Brasil)

Professor da Universidade Federal de Pernambuco (Recife Pernambuco, Brasil). Associado da Faculdade de Direito nos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Mestre em Direito pela UFPE. Doutor em Direito pela PUC-SP, com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa.
ORCID iD icon 0000-0001-5110-8466 |  leonardo@ccunhaadv.com.br

Citas

CUNHA, Leonardo Carneiro da Parecer – Itaipu – natureza jurídica e prazo de prescrição para pretensões contra si propostas. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura, São Paulo, v. 5, n. 19, p. 339-370, out.-dez. 2021.

Publicado

2022-09-07

Cómo citar

CUNHA, Leonardo Carneiro da. Parecer – Itaipu – Natureza jurídica e prazo de prescrição para pretensões contra si propostas: Legal opinion – Itaipu – Legal nature and statute of limitations for claims against it. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 5, n. 19, p. 339–370, 2022. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/430. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Pareceres | Legal Opinions