Parecer – Itaipu – Natureza jurídica e prazo de prescrição para pretensões contra si propostas
Legal opinion – Itaipu – Legal nature and statute of limitations for claims against it
Palabras clave:
Natureza Jurídica, Itaipu, Prazo prescricional, Fazenda PúblicaResumen
O presente texto, que é adaptação de um parecer, trata da definição da natureza jurídica da Usina Hidrelétrica de Itaipu a partir da natureza dos serviços prestados, regime jurídico a qual ela se vincula e sua relação com o mercado econômico, para examinar seus reflexos na fixação do prazo prescricional para as pretensões contra ela exercidas, sobretudo a respeito da possibilidade de aplicar o prazo quinquenal previsto para as ações movidas contra a Fazenda Pública. Analisa-se, igualmente, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.
Citas
CUNHA, Leonardo Carneiro da Parecer – Itaipu – natureza jurídica e prazo de prescrição para pretensões contra si propostas. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura, São Paulo, v. 5, n. 19, p. 339-370, out.-dez. 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este periódico é licenciado por (CC BY-NC-ND)
El envío y publicación de artículos son gratuitos; revisado por pares; la revista usa CrossCheck (anti-plagio); y cumple con la Guía del Editor de COPE; Comité de Ética en Publicaciones, además de las recomendaciones de Elsevier y SciELO. Consulta las Normas para la presentación y evaluación de la RDA.