Aspectos Jurídicos da Exploração de Shale Gas nos Estados Brasileiros: conflitos de competência material e regulatória da exploração
Legal Aspects of Shale Gas Exploration in Brazilian States: conflicts of material and regulatory jurisdiction of exploration
Palabras clave:
Shale Gas, Gas de Xisto, Regulação, Fraturamento Hidráulico, Fracking, Competências ConstitucionaisResumen
Este artigo apresenta os aspectos jurídicos da exploração de Shale Gas nos Estados Brasileiros à luz da observação da existência de conflitos de competência material e regulatória sobre a este tipo de atividade no Brasil. Para tanto, o método adotado é o analítico dedutivo, baseado em metodologia hermenêutica sistemática e técnica de pesquisa documental, normativa e teórica. Os resultados evidenciam a necessidade de avanços normativos e jurisprudenciais mais consolidados sobre a matéria e a necessária atenção à constância da responsabilidade por danos ambientais em quaisquer hipóteses.
Citas
AFP. Alemanha Proíbe Extração do Gás de Xisto Por ‘Fracking’. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2016/06/24/interna_internacional,776680/alemanha-proibe-extracao-de-gas-de-xisto-por-fracking.shtml. Acesso em: 15/04/2022.
BORINELLI, Benilson; VITIELLO, Sérgio Ricardo. A Politização “Explosiva” do Gás de Xisto: Contribuições Criticas Para o Estudo do Fracking. Revista de Políticas Públicas. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/14366/7653. Acesso em: 15/04/2022.
EPE. Estudo Ambiental de Área Sedimentar do Solimões. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/estudo-ambiental-de-area-sedimentar-do-solimoes. Acesso em 12/04/2022.
TOLEDO FILHO, Demétrio Florentino de. Integração da Política Climática: Segurança Energética e Proteção Climática, Lições das Experiências da Alemanha e do Reino Unido. Disponível em https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/20029/1/2014_Dem%c3%a9trioFlorentinodeToledoFilho.pdf. Acesso em 13/04/2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este periódico é licenciado por (CC BY-NC-ND)
El envío y publicación de artículos son gratuitos; revisado por pares; la revista usa CrossCheck (anti-plagio); y cumple con la Guía del Editor de COPE; Comité de Ética en Publicaciones, además de las recomendaciones de Elsevier y SciELO. Consulta las Normas para la presentación y evaluación de la RDA.