O “Terceiro Setor” como uma nova modalidade de intervenção social: o retiro do direito de cidadania e o dever do Estado

The “Third Sector” as a new modality of social intervention: the withdrawal of the right of citizenship and the State duty

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48143/RDAI.16.cm

Palabras clave:

Terceiro Setor, Questão Social, Política Social, Reforma do Estado, Direitos Sociais

Resumen

O presente artigo trata do chamado “Terceiro Setor”, não como uma alternativa oposta ao Estado e ao mercado, mas como um projeto ideológico de alteração dos fundamentos constitucionais da intervenção na “questão social”, de uma ação estatal, por via de políticas sociais, fundada no direito de cidadania e dever do Estado, como reza a Constituição de 1988, para uma ação voluntária e “solidária”, na sociedade civil (transmutada num abstrato e ideológico “terceiro setor”) ou no mercado, conforme a programática neoliberal. Assim, avaliamos o que está por trás do chamado “terceiro setor”, e a funcionalidade deste com as contra-reformas neoliberais do Estado.

Biografía del autor/a

Carlos Montaño, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)

 

Doutor em Serviço Social. Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor, dentro outros, de A Natureza do Serviço Social (Cortez, 2007), Terceiro Setor e Questão Social (Cortez, 2002), e Alienação Parental e Guarda Compartilhada (Lumen Juris, 2016). c_montano_br@yahoo.com.br

 

Citas

ANTUNES, Ricardo (1999). Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, Boitempo.

Bresser Pereira, Luiz Carlos (1998). Reforma do Estado para a Cidadania. A reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. São Paulo, Editora 34.

Guerra, Yolanda (2000). “Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social”; in Serviço Social & Sociedade, nº 62. São Paulo, Cortez.

Harvey, David (1993). A condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Parte II. São Paulo, Loyola.

Landim, Leilah (1999). “Notas em torno do terceiro setor e outras expressões estratégicas”; in Revista O Social em Questão, nº 4. “Enfrentamentos da questão social”. Rio de Janeiro, Departamento de Serviço Social, PUC-Rio.

Laurell, Ana Cristina (org.) (1995). Estado e Políticas Sociais no Neoliberalismo. São Paulo, Cortez/CEDEC.

Lessa, Sérgio (1997). A ontologia de Lukács. Alagoas, Edufal.

MONTAÑO, Carlos (1999). “Das ‘lógicas do Estado’ às ‘lógicas da sociedade civil’. Estado e ‘terceiro setor’ em questão”; in Serviço Social & Sociedade, nº 59. São Paulo; Cortez.

MONTAÑO, Carlos (2001). “Terceiro Setor” e “Questão Social” na Reestruturação do Capital. O Canto da Sereia. Tese de doutorado. Rio de Janeiro, PPG-ESS, UFRJ.

MONTAÑO, Carlos (2014). “Apresentação. A constituição da Ideologia e dos Projetos do ‘Terceiro Setor’”; in MONTAÑO, C. (org.). O canto da Sereia. Crítica à ideologia e aos projetos do “Terceiro Setor”. São Paulo, Cortez.

Mota, Ana Elizabete (1995). Cultura da crise e Seguridade Social. Um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. São Paulo, Cortez.

__________. “Sobre a crise da seguridade social no Brasil”; in ADUFRJ. AS duas faces da contra-reforma de FHC. Rio de Janeiro, Cadernos ADUFRJ, nº 4, agosto de 2000.

Netto, José Paulo (1992). Capitalismo monopolista e Serviço Social. São Paulo, Cortez.

Petras, James (1999). Neoliberalismo: América Latina, Estados Unidos e Europa. Blumenau, FURB (Col. Sociedade e Ambiente, nº 3).

Yazbek, Ma. Carmelita (1995). “A política social brasileira dos anos 90: a refilantropização da questão social”; in Cadernos Abong, nº 3. São Paulo, ABONG.

Publicado

2021-01-09

Cómo citar

MONTAÑO, Carlos. O “Terceiro Setor” como uma nova modalidade de intervenção social: o retiro do direito de cidadania e o dever do Estado: The “Third Sector” as a new modality of social intervention: the withdrawal of the right of citizenship and the State duty. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 5, n. 16, p. 133–151, 2021. DOI: 10.48143/RDAI.16.cm. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/257. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Estado interviniente del Orden Social | Intervening State of the Social Order