Empresa Estatal: direitos e privilégios nos processos de execução de dívidas

State Company: rights and privileges in debt recovery proceedings?

Autores/as

  • José de Castro Meira Supremo Tribunal de Justiça (Brasília, Distrito Federal, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai/10.jcr

Resumen

O presente artigo baseia-se numa consulta que me foi feita sobre a possibilidade de uma empresa estatal ter os privilégios dos entes públicos nos Processos de Execução de Dívidas. Questionou-se se as execuções propostas em face daquela empresa pública, considerando suas características próprias no mercado em que atua, deveriam ou não ser processadas sob o regime de precatório, previsto no art. 100 da CF/88 e nos arts. 534 e 535 do CPC vigente. O estudo incluiu a análise acerca da viabilidade da penhora sobre faturamento de bens e direitos não diretamente relacionados à prestação do serviço público, no caso, bem imóvel objeto de alienação em concorrência pública.  

Biografía del autor/a

José de Castro Meira, Supremo Tribunal de Justiça (Brasília, Distrito Federal, Brasil)

Mestre em Direito. Integrou o Ministério Público Estadual da Bahia e a Procuradoria da Fazenda Nacional naquele estado. Juiz Federal de carreira, foi promovido ao cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, na sua primeira composição. É ex-Ministro do TSE. Ministro Aposentado do STJ, onde atuou durante dez anos. Hoje exerce a advocacia. c9meira@gmail.com

 

Publicado

2019-07-10

Cómo citar

MEIRA, José de Castro. Empresa Estatal: direitos e privilégios nos processos de execução de dívidas: State Company: rights and privileges in debt recovery proceedings?. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 3, n. 10, p. 143–174, 2019. DOI: 10.48143/rdai/10.jcr. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/190. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Pareceres | Legal Opinions