Servidores públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai.v9i32.752

Palavras-chave:

Servidores Públicos, Concurso Público, Regime Jurídico Único, Estabilidade, Direito Administrativo, Constituição Federal, Pessoal Temporário

Resumo

O artigo “Servidores Públicos”, de Márcio Cammarosano, aborda com profundidade o regime jurídico aplicável aos servidores da administração pública direta e indireta no Brasil, com foco na exigência de concurso público, no regime jurídico único e nas regras constitucionais sobre estabilidade. O autor destaca o princípio da isonomia como fundamento para a obrigatoriedade de concursos públicos e denuncia práticas legislativas e administrativas que subvertem esse princípio, como a criação indiscriminada de cargos em comissão, transposições e contratações sem base constitucional. O texto também analisa os fundamentos e limites do regime jurídico único (art. 39 da CF), a estabilidade excepcional prevista no art. 19 do ADCT e os critérios para a contratação de pessoal temporário (art. 37, IX, da CF). Por fim, sustenta a primazia do regime estatutário para servidores permanentes e a aplicação subsidiária da CLT para casos excepcionais, sempre em consonância com o interesse público e os princípios da moralidade e legalidade administrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Cammarosano , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo

Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP.

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ex-Coordenador do Curso de Especialização em Direito Administrativo da PUC-SP

Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA).

Ex-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Municipal (IBDM).

Advogado e Parecerista

Referências

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio (coord.) Direito administrativo na Constituição de 1988. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1991, p. 169-198. Transcrição realizada por Maíra Simões de Souza.

Downloads

Publicado

2025-02-10

Como Citar

CAMMAROSANO , Márcio. Servidores públicos. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura | RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 9, n. 32, p. 395–420, 2025. DOI: 10.48143/rdai.v9i32.752. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/752. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Memória do Direito Administrativo | Retrospective of Administrative Law