Tarifa mínima para manutenção de serviços públicos de fornecimento de água e de coleta de esgoto

Minimum fees for the maintenance of water supply and sewage collection services

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai/11.marrara

Resumo

O presente estudo busca responder duas questões básicas, a saber: i) se é lícito, com base na legislação de saneamento brasileira e nos preceitos de direito administrativo, instituir a cobrança de tarifa mínima (de que é espécie a tarifa básica operacional – TBO) para manutenção dos serviços de água e esgoto; e ii) se as tarifas dos serviços de água e esgoto estão vinculadas à legislação consumerista, que prevê cobrança do usuário somente do serviço efetivamente usufruído ou se tal preceito do Código de Defesa do Consumidor pode ser afastado por normas especiais.

Biografia do Autor

Thiago Marrara, Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil)

Professor associado de direito administrativo da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP). Livre-docente (USP). Doutor pela Universidade de Munique (LMU). Editor da Revista Digital de Direito Administrativo (RDDA). Advogado-consultor inscrito na OAB/SP sob o n. 280.490. marrara@usp.br

 

Arquivos adicionais

Publicado

2019-09-30

Como Citar

MARRARA, Thiago. Tarifa mínima para manutenção de serviços públicos de fornecimento de água e de coleta de esgoto: Minimum fees for the maintenance of water supply and sewage collection services. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura | RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 3, n. 11, p. 223–254, 2019. DOI: 10.48143/rdai/11.marrara. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/205. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Pareceres | Legal Opinions