Princípios do estatuto do agente público
Principles of the public agent statute
Palabras clave:
agentes públicos, serviços públicos, trabalhadores públicosResumen
Consoante exposição feita anteriormente concluímos que o Estado pode realizar as suas atividades não só por intermédio de agentes públicos, como por meio de particulares participantes de funções ou de serviços públicos. Os agentes públicos, ligados ao Estado por relação política ou de emprego são, respectivamente, os governantes e os honoríficos, ou os funcionários e os trabalhadores públicos. Ainda se incluem os extra-quadros, chamados, ante as necessidades repentinas da administração, a executar, enquanto se não criam os cargos, por prazo transitório, as atividades que devem ser desempenhadas por agentes empregados. Os particulares participantes de funções ou de serviços públicos compreendem, de um lado, os prestacionistas, requisitados ou voluntários, como contratados ou gestores de negócios e, de outro, os delegados de ofícios ou empresas públicas, isto é, os profissionalistas, unilateralmente, providos nas funções, ou os concessionários que acordaram o desempenho de serviços. Além disso, os agentes públicos e, principalmente, os particulares, participantes de funções ou de serviços públicos, se socorrem do trabalho de auxiliares, para ajudá-los no desempenho de seus cometimentos.
Citas
MELLO, Oswaldo Aranha Bandeira de. Princípios do estatuto do agente público. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI, São Paulo, v.6, n.21, abr./jun. 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este periódico é licenciado por (CC BY-NC-ND)
El envío y publicación de artículos son gratuitos; revisado por pares; la revista usa CrossCheck (anti-plagio); y cumple con la Guía del Editor de COPE; Comité de Ética en Publicaciones, además de las recomendaciones de Elsevier y SciELO. Consulta las Normas para la presentación y evaluación de la RDA.