Os limites da apreciação judicial (valoração) dos atos interna corporis

The limits of judicial assessment (valuation) of interna corporis acts

Autores

  • José Carlos Evangelista de Araújo Procuradoria da Câmara Municipal de Limeira (Limeira, São Paulo, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai.22.araujo

Palavras-chave:

Interna corporis, Princípio da separação dos Poderes, quebra de decoro, teoria dos sistemas, judicialização da política

Resumo

Este artigo possui como objetivo recuperar o entendimento jurisdicional e doutrinário sobre os limites judiciais para a apreciação de atos com natureza jurídica interna corporis - em face de recente manifestação em sentido diverso por parte de órgãos colegiados do Poder Judiciário. Toma-se como fio condutor de nossa reflexão um procedimento de cassação de mandato popular de vereador, por quebra de decoro, pela respectiva Câmara Municipal. Procurar-se-á situar de forma adequada o que significa dizer que a cassação de mandato parlamentar é ato substancialmente político; a inexistência e a impossibilidade de tipificação legal em tais circunstâncias; discorrer com base na teoria dos sistemas de Luhmann sobre a autonomia e a diferenciação funcional entre o sistema jurídico e o sistema político em face da valoração judicial do ato atentatório ao decoro parlamentar; e por fim, sobre determinados aspectos e consequências da judicialização da política (e do ativismo judicial) que no presente concorrem para o processo de erosão do regime democrático em nosso país.

Biografia do Autor

José Carlos Evangelista de Araújo, Procuradoria da Câmara Municipal de Limeira (Limeira, São Paulo, Brasil)

Procurador Legislativo da Câmara Municipal de Limeira (Limeira, São Paulo, Brasil). Doutor em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia-MG (UFU). Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Direito Municipal pelo Instituto Verbo Jurídico de Porto Alegre-RS. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia-MG (UFU). Membro do Conselho Editorial e Consultor-Parecerista da Revista de Informação Legislativa (RIL) do Senado Federal.
e-mail: jcearaujo@gmail.com | Orcid-ID: 0000-0003-0241-5544

Referências

AIETA, Vânia Siciliano. Criminalização da Política: a falácia da judicialização da política como instrumento democrático. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2017.

BARROSO, Luís Roberto. Judicialização, Ativismo Judicial e Legitimidade Democrática. Disponível em: https://www.direitofranca.br/direitonovo/FKCEimagens/file/ArtigoBarroso_para_Selecao.pdf. p.10-13. Acesso em 29/02/2022.

BIM. Eduardo Fortunato. A cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar: sindicabilidade jurisdicional e tipicidade. Revista de Informação Legislativa (Senado Federal). Brasília, a.43, n.169 jan./mar. 2006.

CASARA, Rubens R. R. Estado Pós-Democrático. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

COSTA COELHO, Paulo Magalhães. Manual de Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2004.

DWORKIN, Ronald. O Império do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

LOPES JR. Dalmir. Niklas Luhmann. In. Curso de Sociologia Jurídica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

LUHMANN, Niklas. Sociologia do Direito (I/II). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 25.ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2000.

NEVES, Marcelo. Entre Têmis e Leviatã: uma relação difícil. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2006.

SAAVEDRA, Giovani Agostini. Jurisdição e Democracia – uma análise a partir das teorias de Jürgen Habermas, Robert Alexy, Ronald Dworkin e Niklas Luhmann. Porto Alegre: Livraria e Editora do Advogado. 2006.

SILVA, José Afonso. Comentário Contextual à Constituição. 8.ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2012.

VILLAS BÔAS FILHO, Orlando. O Direito na Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann. São Paulo: Max Limonad, 2006.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. 2.ed. São Paulo: RT, 1999.

Downloads

Publicado

2023-03-18

Como Citar

ARAÚJO, José Carlos Evangelista de. Os limites da apreciação judicial (valoração) dos atos interna corporis: The limits of judicial assessment (valuation) of interna corporis acts. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura | RDAI, São Paulo: Thomson Reuters | Livraria RT, v. 6, n. 22, p. 201–249, 2023. DOI: 10.48143/rdai.22.araujo. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/rdai22araujo. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Controle | Control

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.