Compliance ambiental-energético e a ecoeficiência empresarial: cenário na pandemia da Covid-19

Environmental-energy compliance and business eco-efficiency: pandemic scenario of Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48143/rdai.17.peav

Palavras-chave:

Compliance ambiental, Sustentabilidade, Energias renováveis, Governança, Pandemia

Resumo

A busca pela efetividade das políticas públicas ambientais é um dos grandes desafios do século XXI. Para tanto, em uma análise do contexto gerencial estratégico, técnicas de gestão corporativa passaram a ser utilizadas de forma a viabilizar o alcance da ecoeficiência. No setor de energia, não se perfaz de forma distinta. Passou-se a utilizar o compliance como mecanismo de gestão e alcance dos paradigmas de sustentabilidade. A pesquisa foi desenvolvida no contexto exploratório e bibliográfico, com análise de dados oficiais, artigos científicos das principais bases de dados e literatura específica. Ao final, foi possível constatar a importância da aplicação da técnica junto às organizações do setor, bem como sua influência no período da pandemia da Covid-19 em 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Elise Alves Vasconcelos

Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, com estágio pós-doutoral em Direito das Cidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Mestra em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Especialista em Direito Público e Direito Privado pela EMERJ/ESA; Especialista em Meio Ambiente pela COPPE UFRJ. Professora da Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD. Pesquisadora do GGINNS. Bolsista PROSUP/CAPES/UVA.

Cleyson de Moraes Mello

Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho (2006), com Pós-Doutorado em Teoria do Direito (Direito Natural, Dignidade da Pessoa Humana, Cura e Ontologia) pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB (2018-2019). Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2001) Vice-Diretor da Faculdade de Direito da UERJ. Professor do PPGD da UVA. Professor do PPGD da UERJ. Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Fundamentos do Direito da Faculdade de Direito da UERJ. Coordenador da Graduação do Curso de Direito da UniFAA. Coordenador da Graduação da Faculdade de Direito da UERJ (2016-2019); Vice-Chefe do Departamento de Teorias e Fundamentos do Direito da UERJ (2016-2019); Diretor Adjunto da Faculdade de Direito de Valença - FAA/FDV (2007-2019). Professor Titular da Universidade Estácio de Sá. Professor Adjunto da Unisuam.

Paulo Sérgio Vasconcelos

Doutor em Planejamento Energético pela COPPE UFRJ. Mestre em Administração, MBA Executivo pela COPPEAD UFRJ; Economista. Professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP UFGD.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

VASCONCELOS, P. E. A.; MELLO, C. de M.; VASCONCELOS, P. S. Compliance ambiental-energético e a ecoeficiência empresarial: cenário na pandemia da Covid-19: Environmental-energy compliance and business eco-efficiency: pandemic scenario of Covid-19. Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura - RDAI, Thomson Reuters - RT, São Paulo, v. 5, n. 17, p. 149–166, 2021. DOI: 10.48143/rdai.17.peav. Disponível em: https://rdai.com.br/index.php/rdai/article/view/372. Acesso em: 30 jul. 2021.

Edição

Seção

Compliance